Teve o primeiro filho e perdeu o desejo? Veja estas dicas

Manter o desejo após gravidez

A transição da vida de casal para uma vida a três é um dos mais profundos desafios que um casal tem de enfrentar.

Leva-se tempo, e às vezes são em anos e não em semanas, para se adaptar a esta nova situação. Ter um bebê é uma revolução psicológica que muda a relação da pessoa com o mundo e com os relacionamentos.

As prioridades são redefinidas, papéis transformados e o equilíbrio entre liberdade e responsabilidade tem de ser redefinido.

Leia também:

A constituição de uma família requer a redistribuição de recursos como tempo, energia, dinheiro e até horas de sono e, por um tempo, o relacionamento de casal fica em segundo plano.

Usualmente o sexo fica por último na lista de prioridades. Um novo bebê pode esgotar física e psicologicamente os pais por meses e anos, mas ainda assim é possível manter uma vida a dois satisfatória e reacender a chama do desejo.

Só que agora é preciso um esforço a mais e muito, muito planejamento.

Seguem algumas dicas práticas para ajudar a criar espaço para si-próprio e para o relacionamento após o nascimento dos filhos:

Solicite ajuda

Peça a parentes e amigos para ajudar com a criança e crie redes de suporte mútuo com outros pais. Busque e peça ajuda; desta forma é possível conseguir tempo livre.

Fiquem acordados sem compromisso

De tempos em tempos planejem saídas sem hora para voltar.

A criança precisa ter uma rotina de sono, mas como adultos é preciso experimentar a excitação de uma noite juntos ou de um passeio no qual vocês possam ser livres para “fazer o que der vontade”.

Facilite a alimentação

O preparo da alimentação costuma roubar muito tempo de convivência e gerar a sensação de sobrecarga.

Busque alternativas e organize refeições saudáveis para si e para a família de forma mais prática. Se necessário busque ajuda de um nutricionista.

Priorize atividades individuais

Assegure que cada pessoa no relacionamento tenha um tempo só para si, de forma a preservar a individualidade.

Não se sinta culpado(a) de fazer algo exclusivamente para si. Um tempo pessoal é fundamental para se sentir completo como indivíduo, e é crucial para que o relacionamento a dois mantenha-se interessante e cheio de desejo.

Quebre a rotina e planeje um tempo a dois

Aqui o importante é planejar. Depois do nascimento do bebê é praticamente impossível qualquer atividade sem planejamento, inclusive namorar e fazer sexo.

Planejar pode ser uma excelente preliminar para o casal, deixá-los esperando e excitados por aquele momento único a dois. Nunca menospreze o planejamento nesta etapa da vida.

Se precisar de ajuda extra para se adaptar nesta nova fase da vida e do relacionamento, busque a ajuda de um profissional psicólogo especialista em sexualidade.

Este artigo foi originalmente publicado no Blog da Dra. Gabriela Daltro.

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

(1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...

Comentários