3 Armadilhas que te impedem de superar o fim do relacionamento

Não adianta negar, coração partido dói e ponto!

E não é coisinha de adolescente não. O fim de um relacionamento, independente de quanto tempo durou ou do tipo de relação, machuca muito. Porque você perdeu alguém muito importante para você, uma pessoa com a qual você tinha um vínculo e viveu momentos marcantes.

É como se tivéssemos perdido um ente querido e entramos em um processo de luto. E esse processo passa por 5 fases distintas:

  1. Negação
  2. Raiva
  3. Barganha
  4. Depressão
  5. Aceitação

E para que você supere o fim do relacionamento é muito importante que você passe por todas essas fases e não caia em nenhuma das armadilhas que farão você ficar estagnada em uma delas e, dessa forma, ficar curtindo uma bad eterna.

A seguir eu vou te contar quais são essas armadilhas e no final também vou dar 5 dicas rápidas pra você conseguir superar de vez o fim do relacionamento.

Descubra quais são as 4 atitudes para um relacionamento dar certo:

Conheça o Guia Prático para o Relacionamento Completo

1 – Armadilha do Por que

Quando levamos o famoso “pé na bunda” é comum queremos saber o por que!

As pesquisas mostram que quando o fim do relacionamento é justificado com um motivo concreto fica mais fácil superar. Porém o que acontece na maioria das vezes é que mesmo o parceiro dando essa resposta a pessoa não quer acreditar e entra em negação.

Acha que o outro está escondendo alguma coisa, que não pode ser só isso. Ou que aquele motivo não é coerente e não é justo. Ou seja, a pessoa fica revirando toda a história, buscando milhares de justificativas e não encontra e fica estagnada já na primeira etapa do processo de superação.

Então o melhor a fazer é entender que cada um tem suas escolhas, fazendo sentido ou não pra você e buscar aceitar isso. Portanto, ter um “porque” te ajuda, desde que você se contente com ele.

2 – Armadilha da Idealização

Idealizar o parceiro é muito comum após o fim do relacionamento. Isso porque isso faz parte do nosso sistema de defesa. Ou seja, o nosso cérebro fica nos lembrando do que aconteceu para que você sinta bastante saudade e bastante dor. E essa dor te lembre de que você jamais deve repetir aquela experiência.

O problema é que lembrar das coisas boas, ao invés de te ajudar pode levar você para uma armadilha. Ou seja, acreditar que seu ex era o melhor cara do mundo, que não vai existir ninguém igual e que agora você vai ficar abandonada e sem ninguém.

Qual a solução pra isso? Fazer uma lista de todas as características negativas daquela pessoa. E se por acaso você não conseguir listar nenhuma porque está tão vidrada só nas coisas boas, peça para amigos e familiares te ajudarem. Com certeza eles terão vários pontos e situações negativas pra te contar.

E sempre que começar a idealizar, pega a lista, lembra do que foi ruim e desapega!

3 – Armadilha do Isolamento

É normal após o fim de um relacionamento nos sentirmos pra baixo, querendo ficar sozinha e sem vontade de sair ou fazer alguma atividade. CUIDADO!

Lembre-se de que você está passando por um processo de luto, ou seja, experimentando um sentimento de perda. Evitar contato com as outras pessoas, recusar convites pra sair e se isolar só irão gerar um sentimento de perda ainda maior.

Portanto, o melhor que você tem à fazer é: vá mesmo sem vontade!

O fim do relacionamento deixou espaços vazios na sua rotina que você precisa preencher. Então procure ocupar esse tempo “vago” com amigos e familiares e não cultivando a solidão. Afinal a solidão poderá te levar à um estado de distorção mental dos nossos pensamentos. Ou seja, acabamos acreditando que as pessoas ao nosso redor se importam menos do que elas realmente se importam.

5 Dicas rápidas para superar o fim do relacionamento

 

Gostou desse vídeo com as dicas? Então entra lá na nossa Página do Facebook e fica ligada nas nossas Lives Semanais. Nelas eu dou dicas como essa e o melhor é que você pode fazer perguntas e eu respondo ao vivo.

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

(4 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...

Comentários